Agentes culturais e moradores de Mariana vão se reunir no dia 30 de outubro para a IV Conferência Municipal de Cultura. O encontro será realizado das 8h às 17h, no Centro de Convenções Alphonsus de Guimarães, e deve discutir os rumos das políticas culturais no município.
O tema central desta edição é “Democracia e Direito à Cultura”. As discussões serão divididas em quatro eixos: Cultura como direito e cidadania; Patrimônio, memória e identidade; Fomento, sustentabilidade e economia da cultura; e Gestão democrática e participação social.
Além dos debates, a conferência servirá para eleger os representantes da sociedade civil que integrarão o Conselho Municipal de Políticas Culturais no biênio 2025-2027. Os candidatos devem morar em Mariana e comprovar pelo menos dois anos de atuação em alguma área cultural. Serão escolhidos oito titulares e oito suplentes entre os segmentos de artes visuais, cênicas, música, teatro e dança, literatura e pesquisa, artesanato e produções caseiras, cultura popular e patrimônio, comércio e representação do Fórum de Entidades e Agentes da Música de Mariana (FEAMMA).
As inscrições podem ser feitas até 28 de outubro por meio de formulário online ou presencialmente na Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, até o dia do evento. Somente os delegados credenciados poderão votar. As regras estão no Edital de Convocação nº 01/2025, publicado no Diário Oficial do Município em 30 de setembro.
Antes do evento principal, acontecem pré-conferências em bairros e distritos, entre 14 e 23 de outubro. Os encontros serão em Passagem de Mariana, Furquim, Cachoeira do Brumado, Monsenhor Horta, Padre Viegas, Cabanas e Santa Rita Durão.
As propostas apresentadas nessas reuniões devem orientar as discussões da conferência e contribuir para a formulação das próximas ações culturais do município.