O inverno de 2025 teve início na última sexta-feira (20), em meio ao feriado prolongado de Corpus Christi, com previsão de frio intenso em Minas Gerais, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A estação deve ser marcada pela chegada de várias massas de ar frio, com maior frequência do que nos últimos dois anos.
De acordo com o Inmet, o Sul do estado será a região mais afetada, com possibilidade de temperaturas abaixo de zero. Episódios de tempestades também são previstos, principalmente nas regiões Centro-Sul, incluindo a Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Apesar da expectativa de mais dias frios, a tendência é que a média das temperaturas até o fim da estação continue acima dos padrões históricos em grande parte do país. Entre agosto e setembro, estão previstos períodos de calor no Centro-Oeste e no Tocantins, mas sem a mesma intensidade e duração observadas em 2024.
O inverno de 2025 não será influenciado por fenômenos como El Niño ou La Niña. O oceano Pacífico Equatorial apresenta condição de neutralidade térmica, com temperaturas próximas à média. A previsão indica tendência de resfriamento nesse setor do oceano no segundo semestre, cujos efeitos devem ser percebidos no Brasil apenas no fim do inverno e durante a primavera.
Esse padrão atmosférico pode facilitar a formação de corredores de umidade entre as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Como consequência, há previsão de chuvas entre agosto e setembro em áreas do interior do Sudeste e no Centro-Oeste, associadas à passagem de frentes frias e à formação desses corredores.