Projeto nacional abre seleção de participantes com pré-diabetes em Ouro Preto

Estudo vai recrutar 53 voluntários para acompanhar, por três anos, os efeitos de mudanças de estilo de vida na prevenção do diabetes tipo 2

Caso de eliminação de estudante com diabetes pode parar na Justiça

O PROVEN DIA, um projeto de pesquisa multicêntrico de alcance nacional, financiado com recursos do PROADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), iniciou recentemente a importante fase de recrutamento na região de Ouro Preto e municípios vizinhos. A iniciativa busca incluir 53 participantes que se enquadrem no estágio de pré-diabetes.

Com uma coordenação nacional pela Beneficência Portuguesa, a execução local do estudo está sob a responsabilidade da professora Joana Amaral, coordenadora e docente da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O PROVEN DIA tem como foco acompanhar indivíduos que apresentem níveis de Hemoglobina Glicada (HbA1c) entre 5,7% e 6,4% – faixa que caracteriza o pré-diabetes – por um período de três anos.

O principal objetivo desta pesquisa robusta é avaliar de forma aprofundada o impacto de intervenções no estilo de vida dos participantes. Essas intervenções abrangem mudanças cruciais na alimentação, incremento da atividade física regular, implementação de técnicas de controle do estresse e o monitoramento rigoroso da qualidade do sono. A meta é mensurar como a adoção dessas práticas pode influenciar a incidência ou a prevenção da progressão para o Diabetes Mellitus Tipo 2 (DM2).

Os achados e resultados detalhados do PROVEN DIA são esperados para fornecer uma base de evidências sólida e embasar o Sistema Único de Saúde (SUS) na formulação de diretrizes, políticas públicas e práticas clínicas mais eficazes e custo-efetivas para a prevenção primária do DM2 em larga escala na população brasileira.

Além do benefício direto das intervenções, os participantes recrutados terão um acompanhamento de saúde semestral, que incluirá a realização de exames bioquímicos detalhados. Essa contribuição é vital para a formação de um valioso banco de dados epidemiológicos, que permitirá uma compreensão mais clara e aprofundada do comportamento, dos fatores de risco e da evolução do pré-diabetes na população específica da região e no contexto nacional.

A professora de nutrição da Universidade Federal De Ouro Preto (UFOP) e coordenadora local do projeto, Joana Amaral, fala mais sobre a iniciativa:

“O Provendia é um projeto nacional desenvolvido em 29 cidades, além de Ouro Preto, e busca avaliar o papel das mudanças de estilo de vida no aparecimento do diabetes tipo 2. O diabetes tipo 2 ocorre quando o organismo passa a manter níveis elevados de açúcar no sangue, o que pode gerar complicações e comprometer a saúde e as atividades diárias. Por isso, é importante identificar fatores que possam reduzir o surgimento da doença na população,” afirmou.

A coordenadora também explicou o processo de seleção:

Para participar do projeto, as pessoas interessadas precisam cumprir pré-requisitos que serão verificados pela equipe assim que fizerem contato. O WhatsApp para contato é o 99822-5699, e as informações estão também no Instagram, em proven dia_ufop. A equipe enviará o protocolo de triagem e, após a seleção, realizará as avaliações e o acompanhamento ao longo de três anos.”

O questionário inicial para avaliar os critérios de elegibilidade está disponível no link divulgado pelo projeto. Interessados também podem solicitar o acesso por WhatsApp pelo número (31) 99822-5699.

Leia também

Antônia Veloso tem 25 anos, é ouro-pretana e estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Se interessa por diversas temáticas, como jornalismo cultural, jornalismo político e jornalismo econômico.

Ouvindo...