Ouvindo...

Cia de Dança do Pantanal apresenta espetáculo sobre devastação ambiental em Ouro Preto

Espetáculo sobre a crise ambiental no Pantanal será no dia 4 de outubro, na Casa da Ópera, com entrada gratuita

Casa da Ópera

A Companhia de Dança do Pantanal apresenta no dia 4 de outubro de 2025, às 19h, na Casa da Ópera – Teatro Municipal de Ouro Preto, o espetáculo “Estado Fantasma II”, que aborda a crise ambiental no Pantanal. A entrada é gratuita e será liberada por ordem de chegada.

A montagem retrata queimadas, desmatamento e exploração predatória por meio da dança, simbolizando a resistência e o renascimento da natureza e da cultura pantaneira. Criado a partir da primeira versão, “Estado Fantasma”, o espetáculo tem direção de Márcia Rolon e coreografia de Fernando Martins, que também assina a trilha sonora original. A iluminação é de Rossana Boccia e o figurino de Carolina Sudatti. O elenco conta com Aline Espírito Santo, Izabelle Paiva, Kelven Alex, Luz Coelho, Marcos Souza, Nayara Conceição e Núbia Santos.

A Cia de Dança do Pantanal foi fundada em 2017, em Corumbá (MS), como projeto do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. A companhia tem como proposta formar bailarinos oriundos de projetos sociais e levar ao público temas ligados ao bioma pantaneiro, que se estende pelo Brasil, Paraguai e Bolívia e é considerado a maior planície inundável do mundo. Desde a criação, já circulou por palcos nacionais e internacionais, utilizando a dança como instrumento de reflexão sobre preservação ambiental e diversidade cultural.

O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, responsável pela companhia, atua há 21 anos nas regiões de fronteira do Mato Grosso do Sul. A organização desenvolve atividades voltadas para cultura, educação e tecnologia, atendendo milhares de crianças, adolescentes e jovens.

A apresentação em Ouro Preto integra a programação cultural da Casa da Ópera e conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, além de apoio da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, SETESC, Prefeitura de Ouro Preto e demais parceiros.

Leia também

Laura Gorino é graduanda em Jornalismo na UFOP e atua como Assistente de Comunicação na rádio Itatiaia Ouro Preto. Ela trabalha na cobertura de pautas de diversos nichos, com um interesse especial em jornalismo cultural.