Ouvindo...

Espetáculo voltado à terceira idade resgata memórias e histórias em Minas Gerais

Espetáculo interativo desperta memórias afetivas e promove cultura para a terceira idade

O espetáculo “Ô de Casa”, produzido pelo Coletivo Arte Movi resgata memórias afetivas por meio de causos, cantorias e experiências sensoriais voltadas especialmente para o público da terceira idade. A iniciativa já passou por instituições em Itabirito, Caeté e esteve em Mariana no dia 01 de outubro. A obra seguirá agora para João Monlevade e Paraopeba, nos dias 03 e 05 de outubro.

A trama, tem classificação livre e é conduzida pelos personagens Chico Chicó e Maria Terezinha combinando música, conversas e cheiros, como o aroma de café que ativam gatilhos de conexão e lembrança entre os participantes.

Em Mariana, a apresentação ocorreu no Lar Comunitário Santa Maria, em 1º de outubro, reunindo idosos de instituições locais e proporcionando interação e partilha.

As próximas apresentações estão programadas para João Monlevade, no Lar São José da Sociedade São Vicente de Paulo, no dia 3 de outubro, às 14h, e para Paraopeba, na Floresta Nacional de Paraopeba, em 5 de outubro, às 15h.

O espetáculo tem direção e dramaturgia coletivas, com atuação de Adriana Maciel e Fernando Augusto. A iniciativa busca valorizar experiências de vida e estimular a memória afetiva, ao mesmo tempo em que promove uma cultura acessível.

O projeto conta com recursos da Lei Aldir Blanc, política pública de fomento à cultura, que permite a circulação de produções artísticas por diversos municípios, ampliando o acesso da população a eventos culturais.

‎Laira Ferreira é estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e estagiária na Rádio Itatiaia Ouro Preto.