Veja o que se sabe sobre acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas

Primeira fase prevê libertação de reféns israelenses e 2 mil palestinos

Cidade de Gaza

Israel e o grupo Hamas chegaram a um acordo preliminar para um cessar-fogo em Gaza, após dois anos de conflito, nessa última quarta-feira (8). O pacto, mediado por Catar, Egito, Estados Unidos e Turquia, prevê a libertação de reféns israelenses vivos em troca da soltura de cerca de 2 mil palestinos detidos em prisões israelenses.

Segundo fontes do Hamas, a troca deve ocorrer nas primeiras 72 horas após o início da trégua. Entre os palestinos libertados, 250 cumprem prisão perpétua e 1.700 foram detidos desde outubro de 2023.

Exército de Israel se prepara para retirar tropas de Gaza; país deve ratificar acordo

Retirada de tropas e ajuda humanitária

O acordo também prevê a retirada gradual das tropas israelenses e a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, que enfrenta grave crise de fome, segundo a ONU. A estimativa é que 400 caminhões de suprimentos entrem no território por dia nos primeiros cinco dias do cessar-fogo.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou em sua rede Truth Social que “todos os reféns serão libertados em breve” e que Israel “retirará suas tropas para uma linha acordada”.

Aprovação e pontos pendentes

O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu informou que o acordo somente entrará em vigor após a aprovação do conselho de ministros, que se reúne nesta quinta-feira (9), às 15h, (12h em Brasília).

Entre os nomes incluídos na lista de troca pelo Hamas, está Marwan Barghuti, líder do Fatah preso há mais de 20 anos e considerado uma figura popular entre os palestinos.

Ainda há questões pendentes, como o desarmamento do Hamas e o futuro governo de Gaza. Esses pontos devem ser tratados em uma segunda fase das negociações, que será iniciada após a assinatura formal do acordo, prevista para acontecer no Egito.

(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Izabella Gomes se graduou em Jornalismo na PUC Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias de Educação e Saúde.

Ouvindo...