Brasil tem mudanças na fronteira com seis países; veja quais são

A mudança consta na sétima edição da Base Cartográfica Vetorial Continua do Brasil, a BC250, lançada nesta quarta-feira (26)

Fronteira do Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou, nesta quarta-feira (26), mudanças das fronteiras do Brasil com seis países: Guiana Francesa, Guiana, Venezuela, Suriname, Colômbia e Peru.

A mudança consta na sétima edição da Base Cartográfica Vetorial Continua do Brasil, a BC250, lançada nesta quarta-feira (26). Ela é atualizada a cada dois anos e tem informações que são importantes para o planejamento, monitoramento e gestão do território nacional.

Veja o que muda na configuração da fronteira do Brasil, de acordo com o IBGE:

Fronteira do Brasil, segundo a sétima edição da Base Cartográfica Vetorial Continua do Brasil, a BC250

O instituto destacou que a mudança não impacta nas divisões político-administrativa do Brasil e dos outros países, servindo apenas como um “referencial orientativo”. A mudança não apresenta validade oficial nem probatória.

Leia também

Nova cidade

A BC250 também anunciou a inclusão de um novo município no Brasil: Boa Esperança do Norte, no Mato Grosso.

A cidade era um distrito de Sorriso-MT e foi emancipada em 29 de março de 2000, mediante à Lei Estadual nº 7.264, com territórios de Sorriso e Nova Ubiratã-MT.

Segundo o portal Cidades, do IBGE, Boa Esperança do Norte foi instalada oficialmente no dia 1º de janeiro de 2025. A população estimada do município é de 5.772 pessoas, em um território de 4.704,488 km².

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...