Ouvindo...

Único sobrevivente de queda de avião na Índia contrariou duas estatísticas ao sobreviver

O passageiro ocupava a poltrona 11A, localizada à frente das asas do avião - onde geralmente é mais difícil se salvar, segundo estudos internacionais

Avião com 242 passageiros atingiu alojamento de médicos, na Índia

A queda de um avião da Air India nesta quinta-feira (12) deixou mais de 240 mortos e apenas um sobrevivente: Vishwash Kumar Ramesh, de 40 anos. O passageiro escapou com vida mesmo sentado em uma das áreas consideradas mais perigosas de uma aeronave.

O passageiro ocupava a poltrona 11A, localizada à frente das asas do avião. Após a queda, Ramesh conseguiu deixar a aeronave por uma saída de emergência, contrariando duas estatísticas: a baixa taxa de sobrevivência em desastres desse tipo e o risco elevado para quem está nas fileiras dianteiras.

Estudos internacionais indicam que a parte traseira do avião costuma oferecer maiores chances de sobrevivência em caso de acidentes. Um levantamento da revista norte-americana TIME, baseado em 35 anos de dados da Agência Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), apontou que a taxa de mortalidade entre passageiros na parte de trás do avião é de 32%, contra 39% no meio e 38% na frente.

Leia também

Além disso, os assentos do meio da fileira traseira, representados pela letra B, são os que apresentam menor taxa de mortalidade: 28%, segundo o mesmo estudo. Em 2012, uma equipe de TV decidiu um teste com um Boeing 727-200.

O avião foi propositalmente derrubado no deserto do México, com manequins em todos os assentos. Os bonecos que estavam na parte traseira do avião foram os mais preservados no impacto, enquanto os da frente sofreram danos severos ou fatais.

Apesar de Ramesh ter se sentado na parte dianteira do avião, ele teve uma vantagem importante que pode ter garantido sua sobrevivência: a proximidade da saída de emergência. Um estudo da Universidade de Greenwich, de 2008, indica que passageiros que se sentam perto dessas saídas têm maior chance de escapar com vida, especialmente se conseguirem agir com rapidez.

Queda de avião na Índia

Um avião modelo Boeing 787 Dreamliner caiu nesta quinta-feira (12) logo após decolar do Aeroporto de Ahmedabad, na Índia. A aeronave carregava 242 passageiros e tripulantes com destino a Londres e caiu logo após a decolagem. Um alerta mayday (emergência) foi emitido, e a aeronave perdeu o sinal.

Um alojamento de médicos foi atingido pelo avião. Vídeos publicados nas redes sociais flagraram o momento da queda. Os passageiros eram da Índia, Reino Unido, Portugal e Canadá. Ao menos 100 corpos foram recuperados até o momento.

Ao menos um passageiro do avião sobreviveu, segundo a polícia. Ramesh Vishwakarma, segundo o India Times, estava no assento 11A, à direita da aeronave, duas fileiras à frente das asas. Ele saiu andando do acidente e foi levado ao hospital.

O premiê indiano Narendra Modi disse que a tragédia "é de partir o coração”. “Neste momento de tristeza, meus pensamentos estão com todos os afetados. Mantive contato com ministros e autoridades que estão trabalhando para ajudar os afetados”, disse.

Esse é o primeiro acidente de grandes proporções com um Boeing 787 Dreamliner, que faz voos desde 2011.

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.