Bangladesh ordena que Índia realize extradição de ex-premiê condenada à morte

Hasina fugiu após os protestos estudantis no ano passado

Sheikh Hasina, ex-primeira-ministra de Bangladesh

Bangladesh pediu à Índia a extradição da ex-primeira-ministra Sheikh Hasina, condenada à morte nesta segunda-feira (17). O governo do país também pediu a extradição do ex-ministro do Interior, Asaduzzaman Khan Kamal, também condenado pela mesma pena.

Segundo a Reuters, o ministro afirmou que a Índia é obrigada a realizar a extradição devido a um tratado entre os países. Hasina fugiu após os protestos estudantis no ano passado.

Hasina foi considerada culpada por crimes contra a humanidade após ordenar uma violenta repressão aos manifestantes no ano passado. Antes do veredito, a defesa da ex-premiê rejeitou as acusações e chegou a questionar a imparcialidade do processo.

Leia também

Acredita-se que a repressão de Hasina tenha matado cerca de 1,4 mil manifestantes, além de 25 mil feridos. Os protestos ocorreram no ano passado.

A ex-primeira-ministra enfrentou cinco acusações relacionadas principalmente à incitação ao assassinato de manifestantes, à ordem de enforcamento deles e ao uso de armas letais para reprimir os protestos.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...