O Chile enfrenta uma grande polarização no
Essa é a terceira vez que Kast concorre às eleições. Em 2017, obteve apenas 8% dos votos, enquanto dessa vez soma 24% e pode unificar os votos da direita chilena.
A campanha de Kast para a eleição se baseou no combate à criminalidade, à imigração irregular e também para a redução do Estado. É fundador do Partido Republicano do Chile, criado em 2019, e foi deputado por quatro mandatos, até 2018.
Presidente do Chile se pronuncia sobre cenas lamentáveis em Independiente x La U ‘Maior tragédia desde o terremoto de 2010', diz Boric sobre incêndios no Chile; veja imagens ‘Maior tragédia desde o terremoto de 2010', diz Boric sobre incêndios no Chile; veja imagens
Quem é José Antonio Kast?
José Antonio Kast é o irmão mais novo de dez irmãos. A família dele veio da Alemanha para o Chile logo após a Segunda Guerra, em 1950, para iniciar um negócio de carne. Críticos de Kast chegam a vincular o pai do político ao partido nazista, mas ele diz que seu pai foi obrigado a estar no conflito.
A campanha dele se baseia em segurança e ordem pública, relacionando imigração ao crime, segundo a Folha. Quer bloquear fronteiras, expulsar estrangeiros sem residência regular e menos intervenção estatal.
“Queremos um país em que o criminoso tenha medo, e o cidadão ande livre. Sem ordem não há liberdade, e sem liberdade não há futuro”, disse em um discurso na semana passada.
Kast evita discutir temas polêmicos como aborto e casamento entre pessoas do mesmo sexo, embora tenha se posicionado contra este último anteriormente.
Em 2021, foi derrotado pelo atual presidente, Gabriel Boric, e aproveitou a insatisfação do público com o governo para liderar a oposição.
Ele deseja se aliar com políticos como Donald Trump e Javier Milei, e é comparado por muitos com Jair Bolsonaro, ex-presidente brasileiro.