Donald Trump sugere possibilidade de conversar com Nicolás Maduro

Declaração ocorre em meio à tensão entre os dois países

Donald Trump e Nicolás Maduro

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, declarou neste domingo (16) que há uma possibilidade de diálogo com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em um momento de grande tensão entre os dois países.

“Poderíamos ter algumas discussões com Maduro e ver o que acontece”, disse Trump a jornalistas no aeroporto internacional de Palm Beach, na Flórida. “Eles gostariam de conversar. O que isso significa? Você me diz, eu não sei... Eu conversaria com qualquer um”, acrescentou.

Desde o início da ofensiva americana com navios de guerra em setembro, a tensão entre os dois países ficou pior. Washington diz que a ação quer acabar com o narcotráfico, enquanto Caracas afirma que as operações têm o objetivo de derrubar Maduro.

Leia também

Pouco antes da declaração de Trump, o secretário de Estado, Marco Rubio, anunciou que os EUA planejam classificar o Cartel de los Soles como uma organização terrorista estrangeira. Ele também atribuiu a liderança do cartel a Maduro.

A designação será efetiva a partir de 24 de novembro. Vale lembrar que, em julho, o Departamento do Tesouro dos EUA realizou sanções contra o Cartel de Los Soles após classificá-lo como uma Entidade Terrorista Global Especialmente Designada por supostamente fornecer apoio material a outros grupos criminosos da América Latina.

*Com AFP

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...