Ouvindo...

Síria retira tropas de Sueida para evitar ‘guerra aberta’ com Israel, diz presidente

O conflito na região começou no domingo (13) entre drusos e tribos beduínas

Israel atacou o Ministério da Defesa da Síria nesta quarta-feira (16) em retaliação ao conflito no sul da Síria

O presidente da Síria, Ahmed al Sharaa, ordenou, nesta quinta-feira (17), a retirada das tropas governamentais de Sueida, no sul do país, a fim de evitar uma ‘guerra aberta’ com Israel. Agora, cabe aos drusos manter a segurança na região.

O conflito na região começou no domingo (13) entre drusos e tribos beduínas. Nesta quarta-feira (16), Israel bombardeou a Síria em retaliação, além de ameaçar intensificar os bombardeios caso as tropas não fossem retiradas.

Com a saída das tropas, habitantes da região foram às ruas e verificaram a destruição da cidade. Fotógrafos da Agence France Presse flagraram ao menos 15 cadáveres no centro da cidade, mas não se sabe se eram civis ou combatentes.

Leia também

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), uma ONG do Reino Unido, afirmou que os confrontos deixaram 370 mortos, incluindo 27 civis vítimas de ‘execuções sumárias’ pelas forças de segurança.

Os confrontos na região começaram entre tribos beduínas sunitas e os combatentes drusos depois do sequestro de um comerciante de verduras druso. O governo sírio enviou suas forças à região na terça-feira (15) para tentar restabelecer a ordem.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.