Quem é Erfan Soltani, manifestante que deve ser executado nesta quarta (14) no Irã

Soltani foi preso na cidade de Karaj, de acordo com a Hengaw, grupo de direitos humanos

Manifestante iraniano será executado nesta quarta-feira (14)

O manifestante iraniano Erfan Soltani, de 26 anos, deve ser executado nesta quarta-feira (14) por autoridades do país por sua participação nos protestos contra o regime dos aiatolás. Mais de 2,4 mil pessoas já morreram nas manifestações, segundo organizações de direitos humanos.

Soltani foi preso na cidade de Karaj, de acordo com a Hengaw, grupo de direitos humanos. A organização demonstrou preocupação com o caso, principalmente devido à falta de transparência sobre o caso.

Leia também

Quem é Erfan Soltani?

Erfan Soltani é um trabalhador na indústria de vestuário e apaixonado por moda. Recentemente, começou a trabalhar em uma empresa do setor, segundo o veículo ativista IranWire.

Ele está preso desde a semana passada, sem advogados e não passou por nenhuma audiência judicial. A família também está sendo ameaçada, segundo fontes próximas.

A família relatou que a sentença é definitiva e teve permissão para uma breve visita de despedida nesta quarta-feira (14), por cerca de dez minutos.

Protestos no Irã

Desde o dia 28 de dezembro do ano passado, manifestantes vão às ruas de várias cidades do Irã em protesto contra aumento de preços e colapso da moeda local.

Esse é o maior movimento de manifestação no Irã desde a morte de Mahsa Amini, presa por supostamente ter violado as normas de vestuário para mulheres, em 2022.

*Com CNN e AFP

Formada pela PUC Minas, Maria Fernanda Ramos é repórter das editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...