‘Qualquer pessoa presa será executada’, diz pessoa próxima a iraniano condenado à morte

Execução será realizada pelo governo do Irã nesta quarta-feira (14); família teve dez minutos para despedida

Manifestante iraniano será executado nesta quarta-feira (14)

O governo do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, fará nesta quarta-feira (14) a execução do manifestante Erfan Soltani, detido na última quinta-feira (8) e condenado à morte por “ódio contra Deus”. O homem de 26 anos está preso sem direito a julgamento formal ou audiência e, após apelos, teve um encontro de dez minutos com familiares para realizar sua despedida.

Segundo o portal iraniano IranWire, a família de Soltani também foi ameaçada por autoridades iranianas em caso de qualquer pronunciamento público feito sobre a condenação. Caso falem publicamente sobre o caso ou entrem em contato com a mídia, outros membros da família podem ser presos.

Erfan atuava na indústria de vestuário e havia recentemente ingressado em uma empresa privada. Pessoas próximas o descrevem como apaixonado por moda e estilo pessoal. Seu perfil no Instagram, um dos poucos que as autoridades do Irã não apagaram, mostra um jovem que gostava de musculação, esportes e de levar uma vida simples, conforme aponta o IranWire.

O que é moharebeh

O crime de moharebeh, que pode ser traduzido como “ódio contra Deus”, foi motivo de execução por enforcamento de centenas de pessoas no Irã. Em 2022, dois manifestantes foram mortos por protestos contra a morte de uma mulher sob custódia policial acusada de não utilizar o hijab, ou lenço islâmico.

Dentro da sharia, o código da Lei Islâmica, moharebeh é um termo técnico legal que tem várias traduções, incluindo “guerra contra Deus”, “guerra contra o Estado e Deus” ou "ódio contra Deus”, significando que os culpados são “inimigos de Deus”. A acusação depende do entendimento que há uma guerra divina travada e a pena para o crime é de morte.

(Sob supervisão de Aline Campolina)

Leia também

Gustavo Monteiro é estagiário do Portal Itatiaia e estudante de jornalismo na UFMG. Natural de Santos-SP, possui passagens pela Revista B&R e Secretaria do Estado de Minas de Comunicação Social.

Ouvindo...