Ouvindo...

PF revela que avião da Força Aérea dos EUA que pousou em Porto Alegre levava diplomatas

Aeronave da Força Aérea dos Estados Unidos fez escala em Porto Alegre antes de pousar em Guarulhos; missão não foi divulgada oficialmente pelo Ministério da Defesa

Um C-32 da Força Aérea dos Estados Unidos, pousando no Alasca, em 5 de fevereiro de 2018.

A Polícia Federal (PF) confirmou que o avião da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), modelo Boeing C-32B, que pousou em São Paulo na noite desta terça-feira (19), transportava diplomatas americanos.

A aeronave também fez escala no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, no mesmo dia. Segundo a PF, os diplomatas seguiram para o consulado norte-americano na capital gaúcha.

O caso ganhou repercussão porque a presença da aeronave não foi divulgada oficialmente, apesar de ter recebido autorização do Ministério da Defesa do Brasil.

De acordo com dados do FlightRadar, o Boeing C-32B (matrícula 00-9001) decolou de San Juan, em Porto Rico, e pousou no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), em São Paulo, por volta das 20h.

No dia anterior (18), a aeronave havia decolado de uma base aérea em Wrightstown, Nova Jersey, com destino a Tampa, na Flórida. Depois, seguiu para San Juan antes de voar para Porto Alegre.

A Fraport Brasil, concessionária que administra o aeroporto da capital gaúcha, informou que o motivo da passagem da aeronave pela cidade não foi revelado pela Força Aérea dos EUA.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.