Ouvindo...

Avião da Força Aérea dos EUA pousa em São Paulo após passar por Porto Alegre

Aeronave militar dos Estados Unidos, pousou em Porto Alegre e seguiu para São Paulo (SP) com autorização do Ministério da Defesa, mas motivo da passagem não foi divulgado

Um C-32 da Força Aérea dos Estados Unidos, pousando no Alasca, em 5 de fevereiro de 2018.

Um avião da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), modelo Boeing C-32B, pousou em São Paulo na noite desta terça-feira (19). A aeronave, ainda sem informações oficiais sobre a missão, também passou pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, no mesmo dia.

Segundo dados do FlightRadar, o avião decolou por volta das 20h e seguiu para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), em São Paulo. De acordo com a GRU Airport, a operação ocorreu com autorização do Ministério da Defesa e sem intercorrências, segundo o g1.

O Boeing C-32B, matrícula 00-9001, decolou inicialmente de San Juan, em Porto Rico. Na segunda-feira (18), a aeronave havia partido de uma base aérea em Wrightstown, em Nova Jersey, com destino a Tampa, na Flórida. Posteriormente, seguiu para San Juan antes de pousar em Porto Alegre.

A Fraport, concessionária que administra o aeroporto da capital gaúcha, informou que o motivo do pouso em Porto Alegre não foi divulgado pela Força Aérea dos EUA.

O que é o Boeing C-32 da Força Aérea dos EUA?

O Boeing C-32 é uma versão militar do Boeing 757-200, utilizado para transporte de autoridades norte-americanas, incluindo membros do gabinete presidencial, líderes militares e, em alguns casos, o próprio presidente dos Estados Unidos.

A aeronave tem capacidade para até 45 passageiros e é equipada com sistemas avançados de comunicação e segurança, permitindo a realização de operações estratégicas e voos de longa distância.

Como o C-32 é uma aeronave de altitude elevada, é mais fácil enxergar embaixo e ao redor dele, um fator de segurança importante para proteger o avião e seus passageiros, segundo o site da Força Aérea.

O C-32 é mais eficiente em termos de combustível e possui capacidades aprimoradas em relação ao seu antecessor, o C-137 Stratoliner. Ele pode percorrer o dobro da distância com a mesma quantidade de combustível e operar em pistas mais curtas, de até 1.524 metros de comprimento. Sua capacidade de combustível de 41.731 kg permite que a aeronave percorra 5.500 milhas náuticas sem reabastecimento.

Notas oficiais

  • Fraport: “Uma aeronave da Força Aérea dos EUA pousou no aeroporto de Porto Alegre às 17h13. O avião veio de Porto Rico. A previsão é que decolasse às 20h25 com destino a Guarulhos.”
  • GRU Airport: “A GRU Airport confirma o pouso da aeronave em questão nesta noite (19), com autorização do Ministério da Defesa. Reforça que a operação ocorreu normalmente, sem intercorrências.”
Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.