O Ministério Público de Nice, na França, anunciou nesta terça-feira (19) a abertura de uma investigação para apurar a causa da morte do influenciador Raphaël Graven, conhecido como “Jean Pormanove” ou “JP”. A morte do criador de conteúdo foi transmitida ao vivo em uma plataforma de vídeo.
O episódio aconteceu na Kick, plataforma de streaming considerada concorrente da Twitch. Nas imagens, Jean Pormanove aparece deitado em uma cama, enrolado em um edredom. Em seguida, um dos homens presentes na transmissão atira uma pequena garrafa plástica em sua direção.
Em diversos vídeos anteriores, o influenciador já havia sido visto sendo atingido por projéteis de paintball sem qualquer proteção. Na live em que morreu, o contador de tempo marcava mais de 298 horas seguidas de transmissão, enquanto o painel de arrecadação mostrava mais de 36 mil euros em doações.
Jean Pormanove tinha 46 anos e morreu na segunda-feira (18), em Contes, um vilarejo ao norte de Nice. Com cerca de 500 mil inscritos, ele era conhecido por conteúdos polêmicos que envolviam situações de violência e humilhação, frequentemente protagonizados ao lado de duas parceiras conhecidas pelos pseudônimos Narutovie e Safine.
Investigações sobre o caso
As autoridades francesas agora investigam as circunstâncias da morte. Segundo o Ministério Público, o caso está sendo tratado como “violência coletiva internacional contra pessoas vulneráveis”.