Ouvindo...

Kim Jong Un declara expansão nuclear após exercícios militares dos EUA e Coreia do Sul

O líder norte-coreano informou que acredita que os Estados Unidos e a Coreia do Sul podem “começar uma guerra”

Kim Jong Un, líder da Coreia do Norte

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, incitou, nesta terça-feira (19), uma “rápida expansão” da capacidade de armas nucleares da Coreia do Norte, após os exercícios militares dos Estados Unidos e da Coreia do Sul. Segundo ele, os países podem “começar uma guerra”.

“A intensificação do vínculo entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul e sua demonstração de força são a manifestação mais óbvia de sua disposição para iniciar uma guerra”, declarou Kim, citado pela agência de notícias oficial KCNA.

“A situação prevalecente exige que façamos uma mudança rápida, radicalizemos as teorias e práticas militares existentes e expandamos rapidamente a nuclearização”, acrescentou.

O líder visitou, na segunda-feira (18), o destróier Choe Hyon, maior navio de guerra já produzido pela Coreia do Norte, e recebeu um relatório sobre o sistema de armas do navio.

Kim Jong Un expressou sua satisfação pelo fato de que “as principais tarefas para tornar a marinha de alta tecnologia e equipada com armas nucleares” estavam “avançando de acordo com os planos”, segundo a KCNA.

Leia também

Exercícios Militares

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul iniciaram exercícios militares conjuntos em preparação para possíveis ameaças do Norte na última segunda-feira (18).

Os exercícios de 11 dias incluem “vários eventos de treinamento em grande escala com fogo real”, indicou o Exército americano em um comunicado, informou a AFP.

Na sexta-feira (15), o presidente sul-coreano, Lee Jae Myung, prometeu “respeitar” o sistema político norte-coreano e gerar “confiança militar”, um dia depois de Pyongyang afirmar que não tem interesse em melhorar as relações com Seul.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo