Ouvindo...

Coreia do Norte revela construção de submarino nuclear que ameaçaria Coreia do Sul e EUA

Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA) divulgou imagens da visita de Kin Jong Un ao local onde projeto é realizado

A Coreia do Norte revelou publicamente a construção de um submarino nuclear, descrito como um sistema de armas que pode representar ameaça à segurança da Coreia do Sul e dos Estados Unidos.

A mídia estatal norte-coreana divulgou fotos do que foi denominado “submarino estratégico de mísseis guiados movido a energia nuclear” durante visitas do líder Kim Jong Un aos estaleiros onde navios de guerra são produzidos. Veja galeria de imagens acima.

Leia também

A Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA) não ofereceu detalhes específicos sobre o submarino, mas reportou que Kim Jong Un foi informado sobre o progresso de sua construção.

Segundo Moon Keun-sik, um especialista sul-coreano em submarinos e professor da Universidade Hanyang em Seul, o navio aparenta ter entre 6.000 e 7.000 toneladas e poderá transportar cerca de 10 mísseis. Ele explicou que a utilização da expressão “mísseis guiados estratégicos” sugere que o submarino terá a capacidade de transportar armas nucleares. Moon Keun-sik afirmou que isso seria “absolutamente ameaçador” para a Coreia do Sul e para os EUA.

A ideia de um submarino nuclear estava entre os diversos tipos de armamentos avançados que Kim Jong Un prometeu desenvolver em 2021, em resposta ao que ele considerou ameaças militares lideradas pelos EUA. Essa lista também incluía mísseis balísticos intercontinentais movidos a combustível sólido, armas hipersônicas, satélites espiões e mísseis com múltiplas ogivas. Desde então, a Coreia do Norte tem efetuado uma série de testes para concretizar esses objetivos.

Ita
A Ita é a Inteligência Artificial da Itatiaia. Todas as reportagens produzidas com auxílio da Ita são editadas e revisadas por jornalistas.