O líder norte-coreano Kim Jong-un divulgou, nesta sexta-feira (13), novas fotos visitando uma instalação de enriquecimento de urânio na Coreia do Norte. Com as imagens, o governo fez uma exposição rara do programa de armas nucleares do país.
Kim visitou o armazém, cheio de longas filas de máquinas cilíndricas, que é usado para produzir material nuclear para o arsenal da Coreia do Norte, segundo a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA).
Em meio ao crescimento do armamento nuclear, a Coreia do Norte fortalece relações com a Rússia, o que preocupa autoridades ocidentais. O local e data da visita não foram divulgados, mas o motivo da inspeção sim: traçar um plano de longo prazo para aumentar a produção de materiais nucleares adequados para armas.
- Limusine e cães: veja os presentes trocados por Vladimir Putin e Kim Jong Un na Coreia do Norte
- Filha de Kim Jong Un pode assumir Coreia do Norte, suspeita Seul
- Putin presenteia Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, com limusine russa; veja fotos
“Kim está excepcionalmente confiante hoje em dia e está particularmente interessado em garantir que seus apelos por um aumento maciço nas capacidades nucleares não sejam mal interpretados”, disse Ankit Panda, Stanton Senior Fellow do Carnegie Endowment for International Peace. Ele acrescentou que “essas divulgações conferem credibilidade aos planos da Coreia do Norte e demonstrar que já percorreram um longo caminho nas suas capacidades de enriquecimento”, segundo a CNN.
O discurso da Coreia do Norte como uma potência no quesito armamento nuclear é algo que Kim Jong-un tem abordado frequentemente nos últimos anos.