Ouvindo...

Filha de Kim Jong Un pode assumir Coreia do Norte, suspeita Seul

A adolescente, que pode ser a primeira mulher a assumir o país, nunca foi oficialmente identificada pelo governo

Se Ju Ae assumir o Poder, será a primeira mulher a governar a Coreia do Norte, desde a sua fundação em 1948.

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, pode ter escolhido sua filha como sucessora, afirmou nesta segunda-feira (18) o governo da Coreia do Sul. A adolescente, que pode ser a primeira mulher a assumir o país, nunca foi oficialmente identificada pelo regime comunista e fez a estreia pública em 2022.

A suspeita vem após a imprensa do norte-coreana classificar a jovem pela primeira vez como “grande guia”, um título reservado aos principais líderes da nação. Segundo o serviço de inteligência sul-coreano, o nome dela é Ju Ae.

A referência reforça os rumores de que a adolescente, frequentemente vista ao lado do pai em eventos, seria a escolhida para ser a próxima dirigente da Coreia do Norte

“Normalmente, o termo ‘yangdo’ (‘grande líder’) é utilizado apenas para fazer referência ao oficial de maior escalão”, afirmou Koo Byoung-sam, porta-voz do Ministério da Unificação de Seul, nesta segunda-feira (18). “Não descartamos a possibilidade de sucessão por Ju Ae”.

Leia também

Desde a guerra civil de 1953, a Coreia do Sul e a Coreia do Norte não estabelecem relações diplomáticas e permanecem em estado de guerra.

Isso significa que, tecnicamente, a Guerra da Coreia nunca chegou ao fim e a sucessão no país vizinho pode preocupar Seul.

“Estrela da manhã”

Inicialmente, a Coreia do Sul disse que o líder norte-coreano e sua esposa Ri tiveram o primeiro filho, em 2010, e que Ju Ae era a segunda filha. Mas no ano passado, o governo sul-coreano afirmou que era “incapaz de confirmar” a existência do filho.

A Coreia do Norte é um dos países mais isolados do mundo devido ao sistema político vigente e o rigoroso controle de informação, que dificultam a compreensão da sua política interna.

Se Ju Ae assumir o Poder, será a terceira sucessão hereditária desde a fundação da Coreia do Norte, em 1948, sendo a primeira mulher a governar o país.

Kim Jong Un herdou o poder em 2011, após a morte de seu pai Kim Jong Il, que assumiu o país em 1994, após a morte Kim Il Sung, fundador da Coreia Norte e avô de Kim Jong Un.

A imprensa oficial norte-corana divulgou as primeiras imagens da jovem em 2022, quando ela acompanhou o pai durante um teste de míssil balístico intercontinental (ICBM).

Desde então, a imprensa estatal a identifica de maneiras informais, incluindo “estrela da manhã da Coreia” e “criança amada”.

Imagens divulgadas nesse sábado (17) por Pyongyang mostram a adolescente observando exercícios de paraquedistas, ao lado do pai, Kim Jong Un, e de comandantes militares.

*Com informações da AFP

Participe dos canais da Itatiaia:

Formado em Jornalismo pela UFMG, com passagens pelo jornal Estado de Minas/Portal Uai. Hoje, é repórter multimídia da Itatiaia.