Ouvindo...

Limusine e cães: veja os presentes trocados por Vladimir Putin e Kim Jong Un na Coreia do Norte

Presidente russo foi recepcionado com cerimônia suntuosa em Pyongyang; países assinaram acordo que estreita laços militares e prevê assistência mútua em caso de agressão

Encontro teve risadas e clima de amizade entre os chefes de estado

Uma limusine e cães de raça estão entre os presentes trocados pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, e pelo líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, durante um encontro, nessa quarta-feira (19), em Pyongyang.

O presidente russo chegou ao país na terça (18) e foi recebido com uma cerimônia suntuosa. Durante a visita, os chefes de estado assinaram um tratado de associação estratégica para estreitar os laços militares entre os países. Segundo Putin, o acordo prevê uma assistência mútua em caso de “agressão” do ocidente.

Essa foi a primeira visita de Putin à Coreia do Norte em 24 anos. Para a recepção do chefe de estado, as ruas da capital norte-coreana foram decoradas com cartazes, com frases como “Bem-vindo Putin”, “Viva a invencível amizade e unidade Coreia do Norte - Rússia!” e “A amizade Coreia do Norte - Rússia é eterna!”.

Coreia do Norte realiza cerimônia suntuosa para receber Vladimir Putin

Milhares de pessoas acompanharam a cerimônia de recepção. Em clima de festa, os norte-coreanos seguravam bandeiras e balões em comemoração a visita. Grandes retratos do presidente russo também foram colocados nas laterais dos prédios de Pyongyang.

Leia também

Presentes incluem limosine e cães

No fim da recepção, Putin e Kim Jong Un trocaram presentes. O presidente russo deu para o líder norte-coreano uma limusine, modelo Aurus Senat. O veículo é de fabricação russa e é usado como o carro oficial da presidência.

Em fevereiro deste ano, Putin chegou a dar uma outra Aurus Senat para Kim Jong Un, que possui uma grande coleção de carros de luxo. Nessa quarta, os dois foram fotografados testando o novo veículo. Primeiramente, Putin dirigiu o carro, enquanto o líder da Coreia do Norte estava no banco de passageiros. Em seguida, eles trocam de lugar. O passeio contou com risadas e um clima de amizade entre os chefes de estado.

Kim Jong Un decidiu presentear o amigo russo com um casal de cães da raça Pungsan, originária da região montanhosa de Pungsan, na Coreia do Norte. A raça foi criada para caçar animais selvagens, mas se tornou símbolo de cooperação internacional.

Os animais foram apelidados de “cachorros da paz” depois que Kim Jong Un presentou, em 2018, Moon Jae-in, então presidente da Coreia do Sul, com dois animais. Na época, as duas coreias estavam se reaproximando e chegaram a assinar um acordo de cooperação.

*Com informações de AFP


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.