Ouvindo...

Onda de calor sufoca Europa com temperaturas acima de 40ºC

temperatura recorde atinge o sul da Europa nesta segunda-feira (30) e autoridades emitem alertas para incêndios e cuidados com a saúde

Nova onda de calor atinge o sul da Europa nesta segunda-feira (30), com temperatuas acima de 40ºC. Autoridades emitiram alertas para incêndios e cuidados com a saúde.

Entre os principais países atingidos estão Espanha, Portugal, Itália e França. No último sábado (28), a Espanha bateu recorde e os termômetros marcaram 46º C em Granada, na região de Andaluzia.

O recorde anterior para o mesmo mês data de 1965, quando 45,2°C foram registrados em Sevilha, na mesma região.

Já em Portugal, o termômetro atingiu 46,6° C em Mora, a cerca de 100 quilômetros de Lisboa. O calor também afetou o mar Mediterrâneo, que teve sua temperatura de superfície mais quente já registrada para um mês de junho, com média de 26,01º C.

Leia também

Alerta para incêndios e cuidados com a saúde

Autoridades europeias emitiram alerta para incêndios e cuidados com a saúde. Na Itália, foi declarado alerta vermelho para 17 cidades, incluindo Roma, Milão, Florença e Verona, e na França cerca de 200 escolas públicas estarão total ou parcialmente fechadas este semana devido ao calor.

O risco de incêndios também subiu na maioria das áreas florestais. Na Turquia, mais de 50.000 pessoas de 41 localidades tiveram que ser retiradas devido aos incêndios florestais.

Na Espanha, após a morte de dois trabalhadores no útlimo fim de semana, os sindicatos pediram às empresas que implementassem “medidas preventivas” para proteger a “saúde” de seus funcionários.

Com informações da AFP

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo