Ouvindo...

Recorde de calor no inverno: entenda motivo das altas temperaturas em BH

A temperatura na capital chegou a 33°C na estação Pampulha às 14h, maior temperatura do ano

A Organização Meteorológica Mundial

Nesta quarta-feira (23), Belo Horizonte registrou a maior temperatura do ano em pleno inverno, com máxima de 33°C. Outras cidades do país também sofreram com ondas de calor: Brasília (34°C), São Paulo (34°C) e Campo Grande (37°C). Além disso, Cuiabá chegou a 37°C e o Rio de Janeiro 39°C.

A mudança brusca de temperatura acontece devido a uma massa de ar quente e seco, resultado da combinação da influência do El Niño e das mudanças climáticas globais. As altas temperaturas eram esperadas, já que em maio a Organização Meteorológica Mundial (OMM) alertou o mundo sofreria com o calor em 2023 e recorde de temperaturas.

“A forte massa de ar quente seco que está sobre o Sudeste e Centro-oeste do país é a responsável por altas temperaturas em pleno inverno em todo o estado de Minas Gerais. Essas condições meteorológicas se devem, principalmente, a um grande sistema de alta pressão que se estabeleceu sobre o Brasil Central, favorecendo assim as altas temperaturas”, explicou o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Claudemir Azevedo.

O recorde do ano tinha acontecido no dia 5 de fevereiro, durante o verão, quando os termômetros chegaram a 32,7°C em BH. A maior temperatura já registrada na capital mineira durante o inverno foi 33,8°C, em 31 de agosto de 1963. Em 2020 a capital sofreu a última onda de calor durante o inverno, quando no mês de setembro BH registrou 30°C.

“Todo esse ar quente e seco que está sobre o Brasil Central ainda deve persistir nos próximos dias, pelo menos até a próxima sexta-feira (25) em toda região metropolitana, assim como também as demais regiões de Minas Gerais. A boa notícia é que, no fim de semana, a passagem de uma frente fria pelo litoral paulista e fluminense favorecerá a ocorrência de pancadas de chuva e diminuição de todo esse calor intenso sobre o estado”.