Ouvindo...

Cuidados com a saúde: veja 10 dicas para reduzir a pressão arterial

Mudanças simples no dia a dia ajudam a controlar a hipertensão, proteger o coração e prevenir complicações graves como AVCs e infartos

A hipertensão arterial pode levar ao infarto, AVC e outras doenças cardiovasculares

Manter a pressão arterial sob controle é essencial para o bom funcionamento do sistema cardiovascular. Embora, na maioria dos casos, a hipertensão não apresente sintomas visíveis, ela pode causar sérios danos à saúde, incluindo lesões nos rins, acidentes vasculares cerebrais, infartos e até perda cognitiva, segundo a British Heart Foundation.

A pressão arterial é medida por dois números: o superior (sistólico), que indica a força do sangue quando o coração bate, e o inferior (diastólico), que reflete a pressão entre os batimentos. Em 2017, a American Heart Association reduziu o valor de referência para diagnóstico de hipertensão de 140/90 mm Hg (14 por 9) para 130/80 mm Hg (13 por 8) - o que ampliou o número de pessoas classificadas como hipertensas, de acordo com Harvard Health.

Veja, abaixo, 10 medidas práticas recomendadas por instituições como a Mayo Clinic, Harvard Health e a British Heart Foundation para controlar a pressão arterial:

1) Perca peso e reduza a circunferência abdominal

Perder de 3 a 5 kg já pode gerar uma queda significativa na pressão arterial. “Cada quilo perdido pode reduzir em 1 mm Hg os níveis de pressão”, aponta a Harvard Health.

2) Pratique atividade física com regularidade

Exercícios aeróbicos podem reduzir a pressão entre 5 e 8 mm Hg. “Caminhar, dançar ou pedalar por ao menos 30 minutos cinco vezes por semana já faz diferença”, destaca a British Heart Foundation.

3) Adote uma alimentação saudável

Dietas como a DASH e a mediterrânea, ricas em frutas, vegetais, grãos integrais e laticínios com baixo teor de gordura, podem baixar a pressão em até 11 mm Hg. A ingestão de potássio entre 3.500 e 5.000 mg por dia também ajuda a neutralizar o sódio, segundo a Mayo Clinic.

4) Reduza o consumo de sal

Evite ultrapassar 1.500 mg de sódio por dia, o que equivale a 3/4 de colher de chá de sal. Atenção aos ‘salty six': pães, embutidos, pizzas, frango processado, sopas e sanduíches, alerta a Harvard Health.

5) Modere o consumo de álcool

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas eleva a pressão e reduz a eficácia de medicamentos. “Limite-se a uma dose por dia (mulheres) ou duas (homens) e mantenha dias livres de álcool”, orienta a British Heart Foundation.

6) Controle o estresse

O estresse contínuo contribui para picos de pressão. Técnicas como meditação, respiração profunda e hobbies relaxantes ajudam a reduzir a tensão, segundo a Mayo Clinic.

7) Durma bem

Dormir menos de sete horas por noite pode favorecer o aumento da pressão. Manter horários regulares e evitar refeições pesadas antes de dormir são atitudes que favorecem um sono reparador.

8) Pare de fumar

“O cigarro eleva imediatamente a pressão arterial”, alerta a Mayo Clinic. Abandonar o hábito reduz o risco de doenças cardíacas e melhora a expectativa de vida.

9) Monitore a pressão em casa

Usar aparelhos de medição domiciliar ajuda a acompanhar o progresso das mudanças e a ajustar os cuidados com orientação médica.

10) Controle colesterol e glicemia

“Alimentação balanceada, perda de peso e prática de exercícios também são eficazes para manter níveis saudáveis de colesterol e açúcar no sangue”, reforça a Mayo Clinic.

Leia também

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação FBK e Viver.