Ouvindo...

Museu do Louvre é reaberto três dias após roubo de joias

Os quatro criminosos que participaram da ação no domingo (19) ainda não foram encontrados

Museu do Louvre

O Museu do Louvre, em Paris, reabriu as portas nesta quarta-feira (22), após o roubo de oito joias no fim de semana. O incidente gerou um debate sobre a segurança dos museus franceses, após as joias avaliadas em mais de 100 milhões de dólares (R$ 538 milhões, na cotação atual) serem levadas.

Os quatro criminosos que participaram da ação no domingo (19) ainda não foram encontrados. Eles roubaram a Galeria de Apolo do museu, que é o mais visitado do mundo.

O roubo durou apenas oito minutos e provocou um novo debate sobre a segurança da instituição. Por esse motivo, o presidente do país, Emmanuel Macron, ordenou novas medidas para reforçar a segurança.

Mais de 100 investigadores foram mobilizados para as apurações do crime.

No domingo, logo após a abertura do museu, quatro criminosos estacionaram um caminhão com uma escada mecânica sob a varanda de uma das fachadas do Louvre. Dois criminosos subiram até o primeiro andar do museu e entraram na sala por uma janela.

Leia também

Foram levadas nove joias, sendo uma delas uma tiara de pérolas da imperatriz Eugênia e um conjunto de colar e brincos de safiras da rainha Maria Amélia. Uma das peças foi abandonada durante a fuga.

De acordo com as investigações, os ladrões conseguiram o veículo com plataforma elevatória por meio de um aluguel para uma falsa mudança. “Quando um dos funcionários da empresa compareceu ao local da mudança, encontrou dois homens ameaçadores”, disse Laure Beccuau, promotora de Paris. A dupla não foi violenta.

O prejuízo foi avaliado em 88 milhões de euros (R$ 550 milhões), fora os danos históricos.

Nesta quarta, muitos visitantes aguardavam ansiosos em filas para visitar o museu. Ele abriu às 9h do horário local (4h em Brasília). A Galeria de Apolo, porém, permanecia fechada, com três painéis bloqueando a vista.

*Com AFP

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.