Ouvindo...

Ação relâmpago, joias de Napoleão e fuga em scooter: veja detalhes de roubo no Louvre

A Procuradoria de Paris anunciou a abertura de uma investigação por “roubo em grupo criminoso organizado e associação ilícita com fins criminosos”

A galeria Apollo, local onde aconteceu o roubo, abriga um enorme acervo com joias da coroa francesa.

Os criminosos que invadiram e roubaram pedras de “valor inestimável” no Museu do Louvre, em Paris, levaram apenas sete minutos para executar o crime neste domingo (19), de acordo com o ministro do Interior da França, Laurent Nuñez.

O que se sabe até o momento sobre a ação dos suspeitos

Autoridades locais afirmam que o grupo, formado por três ou quatro pessoas, invadiu o museu logo após a abertura ao público.

Para acessar o Louvre, os ladrões — que estavam armados e portavam pequenas motosserras — utilizaram um guindaste instalado em um caminhão, conforme detalhou o ministro.

O veículo conseguiu se aproximar do local sem levantar suspeitas dos seguranças, que faziam a ronda normalmente.

O grupo entrou no museu por um bloco localizado às margens do rio Sena e usou um elevador de carga para chegar à Galeria Apollo, onde ficam as joias da coroa francesa.

Ao todo, nove joias foram roubadas, e os suspeitos fugiram em uma scooter.

O valor das pedras ainda não foi calculado.

Leia também

A ação teve início às 9h30 (horário local) — 4h30 pelo horário de Brasília — e durou cerca de sete minutos.

Após o crime, o Louvre fechou as portas para visitantes e turistas neste domingo.

A Procuradoria de Paris anunciou a abertura de uma investigação por “roubo em grupo criminoso organizado e associação ilícita com fins criminosos”, coordenada pela unidade de repressão ao crime organizado da Polícia Judiciária.

Os trabalhos também contarão com o apoio da Agência Central de Combate ao Tráfico de Bens Culturais.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.