Morreu aos 80 anos Fred Smith, fundador da FedEx, que ajudou a criar o setor de entregas noturnas, inovando o mercado de entrega de produtos. A empresa foi quem confirmou o óbito, mas não disse a causa.
“Fred foi mais do que apenas o pioneiro de uma indústria e o fundador da nossa grande empresa. Ele era o coração e a alma da FedEx – sua cultura PSP, valores, integridade e espírito”, disse Raj Subramaniam, CEO da FedEx, em um comunicado.
O CEO disse, ainda, que Fred foi um ‘mentor’ e ‘fonte de inspiração’ para todos.
Avião pousa sem rodas dianteiras no aeroporto de Istambul Aviões quase colidiram no Texas após erro de controlador, conclui investigação
Ideia da FedEx
Smith teve a ideia da FedEx enquanto estudava na Universidade de Yale, durante o trabalho de conclusão de curso. Ele propôs uma maneira revolucionária de entregar produtos com prazos afetados e recebeu nota média no trabalho, segundo a CNN.
Criou a empresa, chamada de Federal Express, em 1971, no Arkansas, e iniciou as operações em Memphis em 1973, com 389 funcionários e 14 aeronaves, que entregaram 186 pacotes a 25 cidades dos Estados Unidos. Anos depois, a empresa comprou sete cargueiros Boeing.
Depois de ter deixado o cargo de CEO, ele começou a atuar como presidente executivo da FedEx.
Quem foi
Fred Smith nasceu em 1944 em Marks, Mississippi, e chegou a servir na Marinha dos Estados Unidos. Foi para duas missões no Vietnã e, ao voltar, criou a empresa, que tem um patrimônio de 90 milhões de dólares, abrangendo 220 países.
Ele deixou a esposa, Diane, filhos e netos.