Duas aeronaves ficaram a 60m de colidir após o erro de um controlador de tráfego aéreo no Texas em 2023, segundo uma investigação federal concluída nessa quinta-feira (6). A informação é da agência de notícias Associated Press.
O ocorrido foi em fevereiro de 2023, envolvendo dois
aviões, um Boeing 737-700 da Southwest e um Boeing 767-300 da Fedex. De acordo com a investigação, o controlador achou que uma das aeronaves ia pousar antes que a outra decolasse.
A
aeronave da FedEx estava próxima de aterrissar e quase bateu no teto do avião da Southwest, que estava decolando. O piloto da FedEx teve que arremeter para evitar o acidente.
Uma neblina havia se formado na pista. Segundo a Junta Nacional de Segurança no Transporte dos Estados Unidos, os pilotos da Southwest também colaboraram para o erro, já que não informaram ao controlador que precisavam esperar um tempo na pista antes de decolar.
Os dois
aviões foram autorizados a utilizar a mesma pista. O desastre foi evitado quando os pilotos da FedEx viram a silhueta de um outro avião na pista. Eles subiram para evitar uma catástrofe.
Participe dos canais da Itatiaia: