Ouvindo...

Hamas diz estar pronto para iniciar negociações sobre trégua em Gaza

O grupo islamista declarou recentemente estar discutindo um cessar-fogo após apelo de Donald Trump; Israel também declarou assegurar uma trégua no território

O Hamas anunciou, na noite desta sexta-feira (4), que está pronto para começar imediatamente as negociações sobre a proposta de acordo de cessar-fogo com Israel.

O grupo islamista havia declarado, recentemente, que estava analisando as propostas de cessar-fogo em Gaza, encaminhadas por mediadores, depois de um apelo feito presidente dos EUA, Donald Trump.

Segundo a AFP, o movimento islamista palestino entregou sua resposta aos mediadores de forma positiva.

Leia também

“O movimento está pronto para começar imediatamente e seriamente um ciclo de negociações sobre o mecanismo de aplicação desse quadro”, indicou o Hamas em um comunicado.

Trump também afirmou que Israel asseguraria uma trégua de 60 dias no território palestino. Ele prometeu ainda manter uma postura “mais firme” com Netanyahu, primeiro ministro israelense.

O embate já dura quase 21 meses e gerou uma crise humanitária para mais de dois milhões de pessoas em Gaza.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo