Ouvindo...

Família de Miguel Uribe, pré-candidato baleado em Bogotá, processa Petro, presidente da Colômbia

O advogado da família, Víctor Mosquera, que anunciou a ação nesta terça-feira (24), afirmou que Petro fez ‘discursos estigmatizantes e de ódio’ contra Uribe antes do atentado

Miguel Uribe, senador e pré-candidato à presidência da Colômbia

A família de Miguel Uribe Turbay, senador e pré-candidato à presidência da Colômbia baleado no início do mês, entrou com uma ação penal contra Gustavo Pedro, presidente da Colômbia, por intimidação e incitação ao ódio nas redes sociais.

O advogado da família, Víctor Mosquera, que anunciou a ação nesta terça-feira (24), afirmou que Petro fez ‘discursos estigmatizantes e de ódio’ contra Uribe antes do atentado.

A denúncia, segundo a agência de notícias Agence France Presse (AFP), foi apresentada a uma comissão investigadora da Câmara dos Deputados, que posteriormente pode encaminhá-la à Suprema Corte, responsável por julgar presidentes.

Petro criticava frequentemente Uribe nas redes sociais por rejeitar os projetos de lei vindos do governo. Dois dias antes do atentado, ele o chamou de ‘neto de um presidente que ordenou a tortura de 10 mil colombianos’, referenciando ao ex-presidente Julio César Turbay.

A família, segundo o advogado, considera que Petro gerou um ‘ambiente que poderia ter levado a este atentado’. O advogado afirmou, ainda, que há ao menos 50 publicações de Petro deste tipo nas redes sociais.

Já Petro afirma que o atentado foi uma tentativa de desestabilizar o seu governo e concordou em moderar o tom contra a oposição.

Quatro pessoas foram presas e acusadas de tentativa de homicídio e posse ilegal de armas devido ao atentado.

Uribe, segundo a Fundação Santa Fé de Bogotá, onde ele está internado, continua em estado crítico e foi submetido a traqueostomia e gastrostomia. A condição dele é grave e o prognóstico neurológico continua reservado.

Leia também

Baleado na cabeça

Miguel Uribe Turbay, de 39 anos, sofreu um atentado no dia sete de junho, no bairro de Fontibón, em Bogotá, durante um evento. Ele foi baleado na cabeça duas vezes e uma vez no joelho.

Ele passou por cirurgia no dia seguinte e segue em estado grave desde então.

Uribe fazia um discurso de campanha quando foi atingido. Vídeos publicados nas redes sociais mostraram o exato momento em que ele é atingido. Nas imagens, é possível ouvir ao menos cinco disparos.

Além de Uribe, outras três pessoas se feriram. Crítico ferrenho de Gustavo Petro, ele anunciou no ano passado que iria disputar a presidência em 2026. O atual presidente colombiano condenou o ataque e prometeu uma investigação detalhada sobre o crime.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.