Dinamarca envia unidade de elite para a Groenlândia: ‘Reforçar a presença no Ártico’

Militares vão se juntar a um outro exército que reúne tropas de vários países europeus; movimento de aumentar a segurança da Groenlândia acontece desde a última semana

Porto de Ilulissat, terceira maior cidade da Groenlândia

O exército da Dinamarca enviou unidades de elite para a Groenlândia nesta quarta-feira (21). O território autônomo dinamarquês está sendo ameaçado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que tem o desejo de controlar a ilha.

O objetivo da mobilização é “reforçar a presença no Ártico”, explicou as Forças Armadas do país nórdico.

Leia também:

“Pela primeira vez, especialistas do Jaegerkorpset (unidade de elite das forças especiais do exército dinamarquês) foram mobilizados para o terreno mais agreste da Groenlândia, na costa de Blosseville”, declarou o Comando Ártico Dinamarquês.

Os militares do Jaegerkorpset vão se juntar ao Arctic Endurance, um exército também dinamarquês que reúne tropas de vários países europeus. O movimento de aumentar o exército na Groenlândia começou na semana passada.

Por outro lado, Trump também anunciou que aviões militares dos Estados Unidos devem chegar em breve a uma base militar do país na ilha. A operação tem o objetivo de realizar “atividades planejadas há muito tempo”, informou o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad).

Leia mais:

O republicano afirmou, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, que não usaria a força para conquistar a ilha. Mas, ele exigiu negociações imediatas para adquirir o território no Ártico.

Enquanto isso, o governo da Groenlândia divulgou, nesta quarta (21), orientações para a população em caso de crise. O documento foi classificado como uma “apólice de seguro”, pelo ministro da Autossuficiência, Peter Borg. Ele afirmou que espera “não ter que recorrer” às medidas.

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

Ouvindo...