Aviões militares dos EUA devem chegar em breve à Groenlândia

O anúncio foi feito em meio à pressão de Donald Trump para comprar a Groenlândia, uma ilha dinamarquesa localizada no Ártico

Cobiçada por Trump, Groenlândia vai às urnas em busca de independência.

Vários aviões militares do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad) chegarão em breve a uma base militar dos Estados Unidos na Groenlândia, a fim de realizar “atividades planejadas há muito tempo”. A informação foi dada nesta segunda-feira (19).

O anúncio foi feito em meio à pressão de Donald Trump para comprar a Groenlândia, uma ilha dinamarquesa localizada no Ártico, de alto valor geoestratégico e que contém grandes reservas de minerais.

“Esta atividade foi coordenada com o reino da Dinamarca e todas as forças de apoio operam com as autorizações diplomáticas necessárias. O governo da Groenlândia também foi informado sobre as atividades previstas”, ressaltou o Norad.

Leia também

Os aviões devem pousar “em breve”, na base aérea de Pituffik, no oeste da ilha. “Eles darão suporte a atividades do Norad planejadas há muito tempo, com base na cooperação de defesa duradoura entre os Estados Unidos e o Canadá, e o reino da Dinamarca”, informou o Comando.

Consultada pela AFP, a organização não informou o número de aviões enviados à Groenlândia nem o tipo de atividade do qual participarão.

O Comando ressaltou que “realiza rotineiramente operações (...) em defesa da América do Norte”.

*Com AFP

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...