Com o celular inundado de mensagens não lidas e ligações não atendidas, o cientista americano Fred Ramsdell finalmente foi comunicado, nesta terça-feira (7), pelo comitê do Prêmio Nobel sobre a premiação. Ramsdell ficou sabendo do
O cientista ganhou o Prêmio Nobel por sua pesquisa sobre o sistema imunológico. Ele contou ao The New York Times que gostava de manter o celular no modo avião durante as férias, mas não esperava uma ligação tão importante na segunda-feira.
Pesquisa premiada com Nobel da Medicina pode transformar tratamento de câncer Tolerância imunológica periférica: entenda como o corpo controla o sistema imunológico
Ramsdell ficou sabendo do prêmio por intermédio da esposa, enquanto estava estacionado em um acampamento em Montana na tarde de segunda-feira (6). De acordo com ele, a esposa, Laura O’Neill, começou a gritar e, a princípio, ele pensou que talvez ela tivesse visto um urso cinzento. No entanto, ela apenas tinha recuperado o sinal do celular.
Em uma enxurrada de mensagens de texto ela descobriu que o marido havia ganhado o prêmio Nobel. “Não, não fiz isso”, disse o Dr. Ramsdell, cujo celular estava no modo avião, como ele lembrou em uma entrevista. Mas ela disse: “Tenho 200 mensagens de texto dizendo que você fez isso!”
Enquanto estavam offlines, eles perderam uma ligação do comitê do Nobel às 2 da manhã e também perderam os parabéns de amigos e familiares. “Eu certamente não esperava ganhar o Prêmio Nobel”, disse ele ao The New York Times. “Nunca me passou pela cabeça.”
Durante as férias, o cientista passou pelas cadeias de montanhas de Idaho, Wyoming e Montana. Ele conseguiu falar com o secretário-geral da Assembleia Nobel, Thomas Perlmann, apenas nesta terça-feira (7), cerca de 20 horas depois da primeira tentativa de contato.
“Fiquei muito grato e honrado por receber o prêmio, super feliz pelo reconhecimento do trabalho em geral e ansioso para compartilhar isso com meus colegas também”, disse ele.
(Sob supervisão de Edu Oliveira)