Ouvindo...

Desapontado com Putin, Trump deve conversar com Zelensky na quinta-feira (4)

Declaração foi feito por uma autoridade da Casa Branca, depois que Zelensky e líderes europeus disseram esperar uma ligação

Presidentes Trump e Zelensky se encontraram em Roma, durante funeral do Papa Francisco

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve conversar com Volodimir Zelensky, presidente da Ucrânia, na próxima quinta-feira (4), segundo uma autoridade da Casa Branca.

“Vou conversar com ele em breve e descobrir com certeza o que faremos”, disse Trump a um repórter da AFP no Salão Oval, nesta quarta-feira (3), onde recebeu o presidente polonês, Karol Nawrocki.

Zelensky e líderes europeus disseram aguardar por uma ligação de Trump, após a fracassada tentativa do americano em firmar um possível encontro entre Zelensky e o presidente russo, Vladimir Putin, para um acordo de paz.

Na última terça-feira (2), chegou a dizer que estava “muito decepcionado” com Vladimir Putin, mas não chgeou a mencionar quais seriam as consequências para a Rússia, apesar de ter dado um prazo de duas semanas para o acordo de paz.

Leia também

Trump enviará mais tropas para Polônia

No encontro com o presidente polonês, Karol Nawrocki, nesta quarta-feira (3), na Casa Branca, Donald Trump afirmou que seu governo poderia enviar mais tropas para a Polônia, que faz fronteira tanto com a Ucrânia quanto com a Rússia.

A Polônia, membro-chave da Otan e da União Europeia (UE), tem apoiado firmemente a Ucrânia desde a invasão russa, em 2022, e é um país de trânsito vital para suprimentos militares e ajuda humanitária, além de abrigar milhares de tropas americanas.

Assim como Trump, Nawrocki se opôs ao desejo da Ucrânia de se unir à Otan, umas das exigências de Vladimir Putin para acabar com a guerra entre os dois países.

*Com AFP

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo