Ouvindo...

Avião que caiu na Rússia foi fabricado durante a União Soviética; conheça

A aeronave da Angara Airlines carregava entre 40 e 50 passageiros e sumiu durante a madrugada

Avião caiu no extremo leste da Rússia nesta quinta-feira (24)

O avião comercial que caiu nesta quinta-feira (24) na região de Amur, na Rússia, era um modelo An-24, datado da União Soviética, também chamado de ‘trator voador’.

A aeronave carregava entre 40 e 50 passageiros e sumiu durante a madrugada. Ele foi encontrado por autoridades já em chamas em uma área de mata. Ninguém sobreviveu, segundo a agência russa Tass.

O An-24 é chamado, na verdade, Antonov-24, produzido pela companhia de tecnologia aeronáutica Antonov, fundada em 1946, ainda nos tempos de União Soviética. É um bimotor utilizado em voos de curta e média distância na Rússia sobretudo após a saída de empresas de aviação estrangeiras da Rússia após a invasão à Ucrânia.

As aeronaves An-24 são movidos a hélice e se adaptam bem às condições climáticas severas da Sibéria, área onde o avião caiu nesta quinta.

O avião que caiu era da Angara Airlines, que opera 10 aeronaves deste modelo, todas fabricadas entre 1972 e 1976. A maioria dos An-24 estavam programadas para saírem de operação nos próximos anos, mas devido à falta de outras aeronaves, elas continuam em operação.

Leia também

Queda de avião na Rússia

Um avião que havia desaparecido na Rússia foi encontrado em chamas após cair na região de Amur, no extremo leste da Rússia, nesta quinta-feira (24). Informações de agências locais dão conta de que ninguém sobreviveu.

A aeronave deixou Blagoveshchensk, perto da fronteira chinesa, e desapareceu dos radares ao se aproximar do aeroporto de Tynda. O avião foi encontrado em uma encosta, a cerca de 16 km (10 milhas) de Tynda, informou a agência de notícias Tass.

Ainda não se sabe o que causou a queda do avião. Autoridades apuram se houve erro do piloto devido às más condições climáticas ou mau funcionamento técnico.

Outros acidentes

A aeronave havia passado por uma inspeção técnica recente, porém, autoridades da Aviação Civil informaram que esse modelo se envolveu em quatro incidentes desde 2018.

Em 2019, um An-24RV saiu da pista ao postar em Nizhneangarsk, matando duas pessoas. Já em 2011, outro An-24 caiu no rio Ob, na Sibéria, matando seis passageiros.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.