Um avião que estava desaparecido foi encontrado em chamas após cair em Amur, no extremo leste da Rússia, nesta quinta-feira (24). As informações foram confirmadas por autoridades locais. O avião An-24, da Angara Airlines, levava diversos passageiros e tripulantes. Segundo relatório preliminar, o acidente não deixou sobreviventes, conforme a BBC News.
A aeronave deixou Blagoveshchensk, perto da fronteira chinesa, e desapareceu dos radares ao se aproximar do aeroporto de Tynda. O governador regional de Amur, Vasily Orlov, disse que “todos os recursos necessários” foram mobilizados para encontrar o avião. Cinco crianças estavam entre as pessoas a bordo, acrescentou.
Pouco depois, o Ministério de Emergências da Rússia informou que um helicóptero da Aviação Civil Russa avistou a fuselagem em chamas do avião. Segundo a Defesa Civil, o avião foi encontrado em uma encosta, a cerca de 16 km (10 milhas) de Tynda, informou a agência de notícias Tass.
Imagens do local mostraram destroços do avião queimando em meio à floresta. De acordo com autoridades de emergência, está sendo apurado se houve erro do piloto devido a más condições climáticas ou mau funcionamento técnico.
O avião An-24 estava no trecho final de uma rota a partir de Khabarovsk, no extremo sudeste da Rússia. A aeronave tem quase 50 anos e já apresentou problemas em 2024.
Embora autoridades tenham dito que o avião passou por uma inspeção técnica recente, a autoridade de Aviação Civil confirmou que o An-24 se envolveu em outros quatro incidentes desde 2018.
Outros aviões An-24 também se envolveram em acidentes fatais. Em 2019, um An-24RV saiu da pista ao pousar no aeroporto de Nizhneangarsk, em julho. Duas pessoas morreram.
Já em 2011, outro Angara An-24 caiu no rio Ob, na Sibéria, e matou seis passageiros.