Ouvindo...

Ataques feitos ao Catar serão considerados uma ameaça aos EUA, diz Casa Branca

A declaração foi dada em um decreto assinado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Casa Brana, a residência oficial do presidente dos EUA

Qualquer ataque ao território do Catar será tratado como uma ameaça aos Estados Unidos, anunciou a Casa Branca nesta quarta-feira (1º). Washington também garantirá segurança ao país.

Caso ocorra um ataque, os Estados Unidos “tomarão todas as medidas legais e apropriadas, incluindo diplomáticas, econômicas e, se necessário, militares, para defender os interesses dos Estados Unidos e do Estado do Catar e restaurar a paz e a estabilidade”, dizia um decreto assinado pelo presidente Donald Trump.

No dia 9 de setembro, Israel realizou um ataque ao Catar, um dos grandes aliados dos EUA, visando atingir lideranças do Hamas que negociavam uma proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza.

Leia também

Na segunda-feira (29), por intermédio de Trump, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, fez uma ligação para o primeiro-ministro do Catar para se desculpar. Ele prometeu que não fará ataques novamente.

Ainda na segunda, Trump e Netanyahu fecharam um acordo para acabar com a guerra em Gaza, plano que ainda precisa ser aceito pelo Hamas.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.