Ouvindo...

Após ação militar perto da Venezuela, EUA monta base em país vizinho ao Brasil

As tropas participarão de exercícios militares em parceria com a China e a Argentina

Exército dos Estados Unidos

O presidente da Argentina, Javier Milei, autorizou a entrada de militares dos Estados Unidos no país em um decreto presidencial publicado nesta terça-feira (30). As tropas participarão de exercícios militares em parceria com a China e a Argentina.

O primeiro exercício será realizado entre 6 e 10 de outubro, em Puerto Varas, no Chile. Chamado de ‘Solidariedade’, a atividade tem o objetivo de treinar para situações de desastres naturais, como é previsto em um acordo de cooperação entre os países feito em 1997.

Já a segunda atividade, chamada de ‘Trident’, ocorrerá na Argentina, entre os dias 20 de outubro e 15 de novembro. Ela será feita nas bases navais de Mar del Plata, Usuaia e Puerto Belgrano, com o objetivo de simular defesa naval e assistência humanitária.

Leia também

A autorização da entrada dos militares causou divergências no país, isso porque a Constituição exige aval do Congresso para a entrada de tropas estrangeiras no país. Já o governo argentino alega que recorreu ao decreto porque o projeto de lei que trata da medida ainda está no Parlamento, sem previsão de votação.

A ação ocorre em meio às ofensivas dos Estados Unidos a barcos supostamente venezuelanos que transportam drogas. O presidente do país, Donald Trump, tem feito duras críticas ao país e ameaçou atacar os “cartéis que chegam por terra”.

*Com Agência Brasil

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.