Ouvindo...

EUA vão derrubar aviões venezuelanos que representem ameaça, diz Trump

A afirmação de presidente Donald Trump vem após o envio de 10 caças F-35 americanos para o Caribe, para se juntar aos navios militares na região

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, declarou nesta sexta-feira (5) que vão derrubar aviões venezuelanos que representem ameaça, após enviar 10 caças F-35 para Porto Rico, próximo à Venezuela.

A declaração foi uma resposta aos caças enviados por Caracas que sobrevoaram um navio americano na região. A tensão entre os países tem crescido, após Trump declarar o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, líder de cartéis.

“Se nos colocarem em uma situação perigosa, serão derrubados”, declarou Trump pouco depois de rebatizar, por meio de um decreto, a pasta da Defesa dos EUA como Departamento da Guerra.

“Se voarem em uma posição perigosa, vocês podem tomar as decisões que considerarem adequadas”, acrescentou Trump dirigindo-se ao seu secretário da Guerra, Pete Hegseth.

Leia também

Washington acusa o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, de liderar uma rede de narcotráfico e elevou recentemente para 50 milhões de dólares, R$ 272 milhões, a recompensa por sua captura.

Maduro, por outro lado, acusou o governo Trump de ter mísseis apontados para o território da Venezuela e fala em uma grande ameaça ao país sulamericano. Outros países da América Latina se mostraram preocupados com a situação.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo