Ouvindo...

Líder do Hamas aparece na Al Jazeera após bombardeio israelense no Catar

Ataque acontecem em 9 de setembro e atingiu negociadores do Hamas em Doha, no Catar, disse um dirigente do grupo em Gaza

Fumaça sobe por trás de áreas residenciais após as explosões em Doha, Catar, em 09 de setembro de 2025. Ataque em Doha tem como alvo altos funcionários do Hamas, disseram autoridades israelenses ao Canal 12.

Um dos principais líderes do Hamas, Ghazi Hamad, apareceu em uma entrevista ao vivo nesta quarta-feira (17) no canal catari Al Jazeera. Essa é a primeira vez que um funcionário de alto escalão do movimento islamista palestino aparece publicamente desde o ataque israelente em Doha, no Catar.

O bombardeio aconteceu em 9 de setembro e atingiu negociadores do Hamas em Doha, no Catar, segundo um dirigente do grupo em Gaza. De acordo com fontes próximas ao Hamas, Hamad era um dos seis líderes do movimento que estavam no prédio atacado por Israel.

O líder estava acompanhado por Khalil al-Hayya, principal negociador do grupo; Khaled Mechaal, seu ex-número um; Zaher Jabarin, chefe da Cisjordânia; Basem Naim e Taher al-Nunu, membros do gabinete político.

Leia também

Em entrevista ao Al Jazeera, Ghazi Hamad contou que analisavam uma proposta de cessar-fogo em Gaza. “Soubemos que foi um ataque israelense”, acrescentou. Foram “cerca de 12 mísseis em menos de um minuto”, explicou, denunciando “uma agressão traiçoeira contra nós e contra o Catar”.

Ataque violento

Israel atacou lideranças do Hamas no dia 9 de setembro em Doha, no Catar. O local do bombardeio era o escritório do grupo terrorista.

“O Exército israelense e a agência de segurança israelense realizaram um bombardeio direcionado a líderes de alto escalão da organização terrorista Hamas”, afirmaram as Forças Armadas.

O governo do Catar condenou os bombardeios, classificados por eles como ‘covardes’, e afirmou que casas de dirigentes do Hamas eram alvos. O bombardeio foi realizado um dia após o ataque a tiros em Jerusalém Leste, área anexada por Israel, cuja autoria foi reivindicada pelo Hamas.

*Com AFP

(Sob supervisão de Edu Oliveira)

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas