Ouvindo...

Apenas nove dias após início de cessar-fogo, Israel acusa Hamas de ataque no Sul de Gaza

Uma autoridade militar de Israel declarou que o Hamas realizou ataques contra tropas israelenses em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, utilizando granadas lançadas por foguetes e tiros de atiradores de elite

Nesta vista aérea, pessoas caminham em meio à destruição na Cidade de Gaza, no norte da Faixa de Gaza, em 11 de outubro de 2025, um dia após a entrada em vigor de um cessar-fogo.

Apenas nove dias após início do cessar-fogo, a tensão voltou a imperar na região de Gaza. Neste domingo (19), Israel acusou o Hamas de ataque no Sul de Gaza, enquanto militares realizavam ataques aéreos na cidade de Rafah.

Uma autoridade militar de Israel declarou que o Hamas realizou ataques contra tropas israelenses em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, utilizando granadas lançadas por foguetes e tiros de atiradores de elite. Em resposta, Israel efetuou investidas na região apenas nove dias após o início do cessar-fogo. As informações são da CNN.

De acordo com uma fonte israelense ligada ao caso, houve baixas entre os soldados israelenses em consequência das ofensivas. O confronto ocorreu além da chamada Linha Amarela — limite estabelecido no acordo de cessar-fogo como ponto inicial da retirada israelense.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu deve realizar uma reunião de segurança na manhã de domingo, com a participação do ministro da Defesa e do chefe das Forças Armadas.

O Hamas ainda não comentou diretamente as acusações. Contudo, um dos principais representantes do grupo, Izzat Al-Rishq, afirmou em publicação no Telegram que os combatentes seguem comprometidos com o cessar-fogo e acusou Israel de “inventar justificativas frágeis para encobrir seus crimes”.

Leia também

ONU diz que Israel continua matando civis em Gaza, apesar do cessar-fogo

Israel alcançará ‘todos os objetivos’ da guerra em Gaza, diz Netanyahu

Israel revela identidades de outros dois reféns mortos pelo Hamas em Gaza

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.