O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou por telefone com o
Na última segunda-feira (26), durante ligação entre Trump e Lula, os presidentes acordaram a realização da visita. A data da reunião nos Estados Unidos será definida após a viagem de Lula à Índia e à Coreia do Sul, em fevereiro.
De acordo com o Itamaraty, Vieira e Rubio também trataram sobre temas da agenda bilateral, como área comercial e cooperação na segurança.
O Ministro Mauro Vieira manteve contato telefônico hoje com o Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, durante o qual trataram de temas da agenda bilateral, entre eles os da área comercial e de cooperação na área de segurança. pic.twitter.com/NUmipu4JPN
— Itamaraty Brasil 🇧🇷 (@ItamaratyGovBr) January 31, 2026
Ligação entre Lula e Trump
Na última conversa telefônica entre Lula e Trump, o
Lula propôs que o órgão apresentado pelos Estados Unidos se limite à questão de Gaza e preveja assentamento para a Palestina. Reiterou também a importância de uma reforma abrangente da ONU (Organização das Nações Unidas).
Os líderes conversaram também sobre indicadores econômicos dos dois países e trocaram impressões sobre a situação na Venezuela. Lula ressaltou a importância de preservar a paz e a estabilidade da região e de trabalhar pelo bem-estar do povo venezuelano.
*Com informações da CNN Brasil