Ouvindo...

‘Não estou usando drogas!’, diz Elon Musk ao negar reportagem; entenda polêmica

Bilionário conselheiro de Trump afirma que jornal mente sobre uso atual de cetamina e outras substâncias, mas reitera uso passado com prescrição médica; negativa ocorre após encerrar papel no governo

Elon Musk negou veementemente neste sábado uma reportagem do jornal The New York Times que afirmava seu uso extensivo de cetamina e outras drogas durante o ano passado, inclusive no período da campanha eleitoral de 2024.

O jornal publicou na sexta-feira que o bilionário, conselheiro do presidente Donald Trump, teria usado tanta cetamina, um potente anestésico, a ponto de desenvolver problemas de bexiga. A reportagem acrescentou que a pessoa mais rica do mundo também teria feito uso de ecstasy e cogumelos, viajando com uma “caixa de comprimidos” no ano passado, e levantou a questão sobre o uso de substâncias enquanto chefiava o chamado Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), após a posse de Trump em janeiro.

Em uma publicação no X (antigo Twitter) neste sábado, Musk declarou: “Para deixar claro, NÃO estou usando drogas! O New York Times estava mentindo descaradamente.” Ele complementou: “Experimentei cetamina ‘prescrita’ há alguns anos e disse isso no X, então isso nem é novidade. Ajuda a sair de buracos mentais sombrios, mas não tomei desde então.”

A negativa de Musk veio após uma aparição considerada “bizarra” na sexta-feira ao lado de Trump no Salão Oval, onde o chefe da Tesla e da SpaceX encerrava formalmente seu papel como principal encarregado de cortes de custos no DOGE, responsável pela demissão de dezenas de milhares de funcionários públicos. Durante o evento, Musk exibiu um notável olho roxo.

Ele atribuiu o ferimento a uma brincadeira com seu filho pequeno, chamado X, a quem teria pedido para bater em seu rosto. “E ele fez. Acontece que até mesmo uma criança de cinco anos te dando um soco na cara é...”, disse Musk, sem completar a frase.

Leia também

A notícia do ferimento ocular ganhou destaque por surgir logo após a reportagem do Times sobre seu suposto uso de drogas. O jornal relembrou comportamentos considerados erráticos de Musk, como uma saudação ao estilo nazista no ano passado.

Questionado posteriormente por um repórter se sabia do “uso regular de drogas” por Musk, Trump respondeu: “Eu não sabia. Acho que Elon é um cara fantástico.”

Musk já havia admitido publicamente o uso de cetamina, afirmando que a prescrição médica era para tratar um “estado de espírito negativo” e sugerindo que o uso da substância teria beneficiado seu trabalho.

Ita
A Ita é a Inteligência Artificial da Itatiaia. Todas as reportagens produzidas com auxílio da Ita são editadas e revisadas por jornalistas.