Um grupo de líderes indígenas pediu ao
A coleção tem vários objetos da era colonial, como um raro caiaque de pele de foca do povo Inuit, do Ártico Ocidental, um par de luva de couro bordado do povo Cree, um cinto feito de contas de conchas, entre outros objetos.
As relíquias foram levadas pela Igreja como troféus de missionários em terras distantes, segundo a CNN.
Antes de morrer, o papa Francisco prometeu que devolveria os artefatos às comunidades no Canadá como parte da chamada ‘peregrinação penitencial’ por abusos cometidos pela Igreja aos povos indígenas.
Napoli visita papa Leão XIV após título italiano e presenteia pontífice com camisa Casal de brasileiros recebe bênção do papa Leão XIV: ‘verdadeiro privilégio’
Mesmo com a fala de Francisco, os itens continuam no Vaticano, e líderes indígenas pedem que ele continue o que o outro pontífice prometeu.
“Quando coisas foram tiradas e não pertenciam a outra pessoa, é hora de devolvê-las”, afirmou Cindy Woodhouse Nepinak, Chefe Nacional da Assembleia das Primeiras Nações.
O pedido pela repatriação dos objetos ganhou força em 2022, com uma visita dos grupos a Roma. Após essa visita e uma ida de Francisco ao Canadá, o antigo pontífice prometeu devolver os objetos.
Porém,