O
Durante o encontro, De Laurentiis presenteou o Papa com uma camisa oficial do Napoli, como gesto simbólico da conquista. A equipe se sagrou campeã da Serie A no último dia 23, após vencer o Cagliari por 2 a 0 no estádio Diego Armando Maradona, garantindo o quarto Scudetto da história do clube.
Na audiência, o presidente do Napoli também expressou ao pontífice o desejo de colaborar com a Santa Sé por meio do Dicastério para a Cultura e a Educação, visando desenvolver projetos que promovam a escolarização de crianças em países pobres.
De Laurentiis destacou sua preocupação com os milhões de jovens ao redor do mundo que não têm acesso à educação básica, propondo a criação de uma linha permanente de contato entre o clube e o Vaticano para ações de financiamento e apoio a programas educacionais.
Saudação do papa
O Papa Leão XIV, eleito no início de maio e primeiro pontífice norte-americano da história, saudou a delegação napolitana com palavras de carinho e reflexão.
“Queridos amigos, bem-vindos! E parabéns pela vitória no campeonato! É uma grande festa para a cidade de Nápoles. Gostaria de refletir com vocês sobre isso: vencer um campeonato é o resultado de um longo caminho, no qual o que mais importa não é o brilho individual ou uma atuação extraordinária, mas o trabalho em equipe”, iniciou.
“Quando falo em ‘equipe’, refiro-me aos jogadores, ao técnico e sua comissão, e à diretoria. Agradeço pela visita e desejo que o Senhor abençoe todos vocês e suas famílias”, finalizou o papa.