Um casal de brasileiros recebeu a bênção para recém-casados do papa Leão XIV durante a primeira audiência geral do pontífice no Vaticano. Os advogados Fábio Fernandes Gomes, de 30 anos, e Juliana Martins Duarte Gomes, de 28 anos, acreditam que foram um dos primeiros casais brasileiros a serem abençoados pelo novo papa.
Em entrevista ao g1, os dois contaram que se emocionaram no encontro com o líder da Igreja Católica, que falou com eles em português e sorriu ao ouvir que eram de Santos, no litoral paulista.
Os advogados oficializaram o relacionamento de nove anos no dia 17 de maio, na Igreja Santo Antônio do Embaré, em Santos, e chegaram a Roma na última terça-feira (20). O encontro com Leão XIV aconteceu na quarta-feira (21).
“Encontramos um rapaz brasileiro, mas que era casado com uma americana. Um casal 100% brasileiro a gente não encontrou, pelo menos na área dos noivos. Então, acreditamos que podemos ser os primeiros brasileiros a receber essa bênção, ou, com certeza, um dos primeiros”, afirmou Fábio na conversa com o portal.
Os advogados contaram ainda que a lua de mel no Vaticano foi pensada para que pudessem agradecer a Deus pelo casamento, mas que “bateram o martelo” quando houve a possibilidade de bênção do papa.
Fábio e Juliana se inscreveram para participarem da audiência geral no dia 21 de maio de 2024, mas o casal pensou que isso poderia não acontecer devido à morte de Francisco, que ocorreu no dia 21 de abril.
“A gente esperava que essa audiência geral acontecesse no pontificado do papa Francisco, mas ele veio a falecer. A gente até imaginou que não conseguiria mais participar desse evento, porque talvez não desse tempo da conclusão do conclave”, afirmou Fábio.
O casal esperou cerca de duas horas para entrar na Praça de São Pedro e se encontrar com o papa Leão XIV. “O sentimento de estar ali à frente do líder máximo da Igreja Católica, para nós, é de muita gratidão. A gente verifica na praça milhares de pessoas de todos os cantos do mundo e estávamos nós com esse verdadeiro privilégio de não só estar à frente do papa, mas de estar participando da primeira audiência geral, que marca o início do pontificado, um evento histórico e que a gente teve a graça de poder participar e interagir com o pontífice”, afirmou Fábio.