Ouvindo...

Papa Leão XIV toma posse simbólica em ‘mãe de todas as igrejas’ e vai a Roma

Em missa, pontífice cita ‘importância do espírito da catedral’; cerimônia ocorreu na considerada primeira basílica papal do cristianismo

Papa Leão XIV

Neste domingo (25), o papa Leão XIV tomou simbolicamente posse da cátedra de bispo de Roma na basílica de São João de Latrão.

Antes da cerimônia, o pontífice passou pelo Capitólio, sede da prefeitura de Roma, onde foi saudado pelo prefeito Roberto Gualtieri, que destacou o papel da cidade como símbolo de paz — ecoando a mensagem pacifista do papa americano desde sua entronização, em 18 de maio.

Leia também

Na missa solene, Leão XIV falou sobre a importância do espírito da catedral, que, segundo ele, deve inspirar ternura, escuta atenta e disponibilidade ao sacrifício, valores essenciais para antecipar e acolher as necessidades da humanidade.

A escolha da basílica de São João de Latrão para esse rito tem significado histórico. Considerada a “mãe de todas as igrejas”, foi a primeira basílica papal do cristianismo, construída por volta do ano 320. Ali ocorreram eventos como o batismo de Carlos Magno, cinco concílios e o anúncio do primeiro jubileu da história, em 1300.

A basílica também foi sede das coroações papais até o século XIX, antes da mudança definitiva para o Vaticano, após o retorno dos pontífices de Avignon.

O local carrega marcas de destruição e reconstrução, tendo sido restaurado diversas vezes ao longo dos séculos. Após a cerimônia, o papa segue para a basílica de Santa Maria Maior, onde está sepultado seu antecessor, Francisco, falecido no último dia 21 de abril.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.