Ouvindo...

Leão XIV recebe o anel do pescador e se emociona; entenda simbolismo

Na primeira missa do pontificado, Papa também recebeu o pálio

O Papa Leão XIV recebeu, neste domingo (17), o anel do pescador e o pálio, durante sua missa inaugural do papado.

Os dos ítens têm grande significado na fé católica, pois são diretamente relacionados a São Pedro, considerado o primeiro líder da igreja católica e conhecido como ‘Pescador’. São insígnias episcopais que mostram a ligação do Papa atual com São Pedro.

Leia também

Leão XIV estava visivelmente emocionado ao receber o anel das mãos do Cardeal Tagle, um dos que foram cotados para ser o novo Papa no Conclave. (Veja no vídeo que abre a matéria).

A missa foi acompanhada por diversas autoridades mundiais, entre elas o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que presenteou o pontífice com uma camisa do Santos.

Simbologia

O anel do pescador, que é usado para selar documentos, é feito sob medida para cada papa. No caso de Leão XIV, ele leva seu nome inscrito na parte interna e, na parte externa, há uma imagem de São Pedro com as chaves e a rede de pesca, informou a agência de notícias do Vaticano.

Pedro é chamado de “Pescador”, pois, é “o apóstolo pescador que, tendo acreditado na palavra de Jesus, tirou da barca as redes da pesca milagrosa”, ainda segundo a Vatican News.

Imagem mostra o Pálio Papal de Leão XIV

Pálio

Leão XIV também recebeu o pálio, um pano branco bordado e feito de lã branca para ser símbolo do Papa como um pastor de ovelhas e, ao mesmo tempo, do Cordeiro crucificado para a salvação da humanidade.

Ele é uma faixa colocada por cima dos ombros do Papa e sobre a casula, a roupa litúrgica do pontífice. Além de duas tiras pretas, ele tem seis cruzes pretas de seda e alguns alginetes, que representam os pregos da cruz de Cristo.

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.