O cardeal norte-americano
Confira dez curiosidades sobre o novo pontífice:
1. Primeiro papa nascido nos Estados Unidos
Robert Prevost nasceu em Chicago, em 14 de setembro de 1955, tornando-se o primeiro pontífice estadunidense da história. Entrou na vida religiosa aos 22 anos e se formou em teologia pela União Teológica Católica de Chicago. Posteriormente, estudou direito canônico em Roma.
2. Cidadania peruana
Além da nacionalidade americana, Leão XIV tem cidadania peruana. Viveu por décadas no Peru e foi nomeado bispo de Chiclayo em 2015. Atuou junto a comunidades carentes e é lembrado por seu trabalho pastoral no país.
3. Experiência e liderança
Antes de ser eleito papa, Robert Prevost foi nomeado pelo papa Francisco como responsável do Dicastério para os Bispos, órgão responsável por avaliar e recomendar candidatos a bispos. Também presidiu a Pontifícia Comissão para a América Latina, reforçando sua atuação na cúpula da Igreja e seu vínculo com as comunidades do continente.
4. Visitas ao Brasil
O
5. Papa poliglota
Leão XIV fala fluentemente inglês, espanhol, italiano, francês e português. A fluência reflete sua trajetória internacional e missão religiosa em diversos países.
6. Apreciador de tênis e caminhadas
Amador no tênis, o papa afirmou sentir falta do esporte desde que assumiu funções no Vaticano. Também gosta de ler, caminhar, viajar e valoriza a amizade como dom espiritual.
7. Formação acadêmica
Prevost é bacharel em matemática pela Universidade Villanova, nos EUA. Depois, formou-se em teologia e se especializou em direito canônico em Roma. Lecionou no seminário de Trujillo, no Peru.
8. Ligação com Santo Agostinho
Pertencente à Ordem de Santo Agostinho desde 1985, Leão XIV liderou a congregação por 12 anos. Em seu discurso de posse, se apresentou como “um filho de Santo Agostinho” e destacou a importância da vida comunitária.
9. Perfil discreto e alinhado a Francisco
Descrito como reservado, é visto como um reformista moderado e próximo do estilo de governo do papa Francisco. Em seu primeiro pronunciamento como pontífice, homenageou o antecessor e prometeu seguir sua linha de atuação.
10. Acusação de omissão em casos de abuso
Em 2023, Prevost
* Sob supervisão de Lucas Borges